conte com

Nossos Seviços

Conheça nossas soluções baseadas em simulações matemáticas, estudos e tecnologias de última geração usadas nas melhores empresas do mundo.

Projeto de eficiência energética

  Através de uma infinidade de medições, é possível identificar as oportunidades de ganho energético da indústria e mensurá-las, seja no na redução de consumo de energia, seja no aumento de performance dos equipamentos.

  Dessa forma é possível garantir a assertividade da alocação de recursos financeiros nos investimentos necessários, e assim extrair a melhor performance dos equipamentos e da instalação. Todo esse trabalho é realizado com o auxílio das melhores tecnologias de modelagem matemática e simulação numérica. 

  Esses trabalhos refletem nos ajustes dos contratos de demanda de energia elétrica, na redução de custo de produção, redução de custo de manutenção e aumento de produtividade.

O estudo inicial ou chamado Pré-Avaliação consiste na fase de levantamento dados suficientes para estimar o potencial econômico da instalação, dando sentido no prosseguimento para a próxima fase, o Projeto de Eficiência Energética.

O projeto de Eficiência Energética, consiste na fase da elaboração criteriosa do estudo de oportunidades de redução de consumo de energia elétrica e do aumento de performance de equipamentos e sistemas de refrigeração.

Neste projeto apontamos onde e o que é necessário para transformar a instalação em um sistema de alta performance. 

O Projeto de Eficiência Energética é entregue em um documento rico de dados e informações da instalação disponível para consulta das características essenciais da planta frigorífica a qualquer tempo.  Também acompanham o trabalho representações numéricas e matemáticas, comprovações fotográficas e termográficas fundamentando o trabalho.

Essa etapa acontece nas ações necessárias para transformação da instalação em uma instalação de alta performance, com o acompanhamento das medidas necessárias para garantir que o executado esteja dentro do planejado ao extrair a máxima performance da planta.

blog

Saiba como a Eficiência Energética pode ajudar a sua Indústria!

Plano de eficiência energética

Identificamos as oportunidades de ganho energético da sua Indústria, seja na redução do consumo ou no aumento de performance.Garantindo a assertividade na alocação de recursos financeiros e investimentos em máquinas e equipamentos. 

Proporcionamos a redução no tempo de operação, ganhos na funcionalidade de banco de capacitores e redução das despesas de manutenção. 

Esse trabalho reflete principalmente na redução do valor dos contratos de energia.

O estudo inicial consiste em levantar o potencial de economia da instalação, proporcionando informações suficientes para a análise e considerações de contratação das próximas fases.

Projeto de Eficiência Energética

Nessa fase, acontece a elaboração criteriosa do estudo de oportunidades de redução de consumo e de aumento de performance. 

Apresentando a localização e a forma com que as ações devem ser executadas. 

Esse documento é personalizado e entregue em forma de livro Nele se encontram todas as considerações das avaliações, além de cálculos físicos e matemáticos, justificados por imagens, representações gráficas e simulações computacionais precisas.

Auditoria de Implantação e Execução

Após a decisão de continuação dos serviços, a auditoria de implantação acompanha as ações apontadas nas fases anteriores.

Controla a implantação, garantindo o atingimento dos objetivos e acompanhando os dados de aumento de performance e redução de consumo.

Auditoria de Implantação e Execução

Após a decisão de continuação dos serviços, a auditoria de implantação acompanha as ações apontadas nas fases anteriores.

Controla a implantação, garantindo o atingimento dos objetivos e acompanhando os dados de aumento de performance e redução de consumo.

Avaliação da instalação de novos equipamentos
(pré ou pós instalação)

Evaporador, compressores, condensadores e subcooling, separadores de líquidos

Quando se trata da ampliação de produção, consequentemente a aquisição de novos equipamentos pode estar em pauta. A Less Energy além de analisar o aproveitamento de equipamentos existentes, traça um plano de ações para ampliação de sala de máquinas, o qual apresenta o dimensionamento p/ aquisição, o passo-a-passo da instalação, avaliação de funcionalidade e o payback do investimento.

 

Avaliação de coeficientes

Carga térmica, fluxo energético, fluxo de massa, COP coeficiente de performance da instalação, indicador técnico KW/tonelada, consumo de energia

Cada planta possui sua característica e potencialidade energética, onde o reflexo pode ser observado na conta de energia. A Less Energy estuda o balanço energético e de massa da instalação considerando desde a carga térmica de cada ambiente, calculada de acordo com a ASHRAE, até a capacidade efetiva de evaporadores, separadores de líquido, compressores e condensadores. Com isso são criados indicadores técnicos e energéticos (COP e KW/ton), os quais mostram quão eficiente é a instalação e qual o potencial energético máximo da planta analisada.

Quebra de Peso em Carcaças Suínas

Durante o processo de resfriamento, parte do produto é literalmente evaporada e a redução de uma pequena parcela dessa quebra pode economizar milhões por ano.

Embora perdas sejam inerentes ao processo, a quebra de peso em carcaça pode ser fortemente reduzida adotando medidas de melhorias do processo de resfriamento. Nós da Less Energy, promovemos estudos avançados de fluidodinâmica e transferência de calor com ferramentas de cálculo numérico a fim de encontrar a melhor solução disponível para a realidade de cada cliente.

Avaliação de eficiência e melhorias em túneis de congelamento.

Túneis de congelamento são responsáveis por grande parte do consumo energético da unidade. A partir de análise aprofundada do fluxo de ar nos túneis e transferência de calor através de simulações computacionais, nós dá Less Energy, ofertamos ao cliente soluções que podem fazer diminuir consideravelmente esse consumo. Essas soluções podem englobar mudanças na rotina de distribuição dos produtos nos túneis, redimensionamento da taxa de resfriamento, otimizações no processo de degelo, entre outros.

Avaliação de eficiência para plantas de instalações frigoríficas

Calibração e instalação de válvulas de interligação de instrumentos

Segurança

As válvulas de segurança são um componente essencial de proteção dos  vasos de pressão. Elas tem o objetivo de aliviar um excesso de pressão nos vasos e evitar uma explosão ou rompimento indevido. são instaladas em vários equipamentos, como separadores de líquido, recipientes de amônia, resfriadores de óleo, acumuladores de óleo, e outros componentes dos sistemas de refrigeração por amônia.

Como são essenciais para a segurança dos sistema, devem ser calibradas periodicamente a cada dois anos. A Calibração consiste na aferição da abertura e fechamento das válvulas com a pressão correta. A não realização da calibração pode ocasionar vazamentos de amônia em condições normais de operação, ou o rompimento de um vaso de pressão, ocasionado sérios riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores da planta e vizinhanças.

Validação e Implantação dos procedimentos de Condensação e Evaporação Flutuante

criação do algoritmo > medidor de corrente > variador de frequência

A condensação e formação de neve são problemas que podem causar desde a condenação de produtos até acidentes de trabalho. A Less Energy analisa e quantifica a origem desse fenômeno através da simulação computacional, indicando qual ponto mais contribui para a formação do ponto de orvalho e qual as ações que devem ser realizadas. Caso seja necessário a instalação de desumidificador, fazemos o dimensionamento com base na situação atual e traçamos uma programação de funcionamento.