Sobre o Produto

O Óleo dentro do sistema de refrigeração industrial, proveniente do Compressor, muitas vezes gera preocupação e certos problemas. Uma fina camada de óleo nos trocadores de calor, irá prejudicar a troca térmica. Quando há uma quantidade de óleo excessiva em tubulações com diâmetros pequenos, há o aumento da velocidade do fluido. Dependendo da qualidade do óleo, pode ocorrer a obstrução em válvulas, orifícios calibrados e/ou filtros. Todos esses possíveis problemas citados anteriormente, prejudicam a boa performance das instalações frigoríficas e sua eficiência energética. 

Por conta da idade dos filtros, com o aumento de velocidade ou ainda pelo aumento de temperatura, que deixa o óleo fluídico, há remessa de óleo para o sistema. Onde ele é capturado pelos separadores de óleo tradicionais dos compressores de refrigeração.

Nos sistemas tradicionais, o óleo é retirado no separador de líquido, aonde já se encontra comprometido de acordo com suas condições ótimas de operação do óleo, como o grau de pureza. Da mesma forma, o óleo deve ser retirado nos separadores de líquidos tradicionais em um balde e depois, se assim houver condições, ser recolocado no sistema de forma manual, atividade que normalmente não é realizada em indústrias. 

 O “Trap” tem a finalidade de extrair e recuperar ao sistema de refrigeração, o óleo proveniente das descargas dos compressores. Com o “Trap” há o retorno automático desse óleo gerando substancial retorno financeiro para os donos das instalações frigoríficas. O “Trap” também foi desenvolvido para retirada de gases incondensáveis que ficam “presos” na instalação.

O óleo mineral atualmente possui um custo relativamente baixo, porem em instalações aonde se utiliza o óleo sintético ou semissintético, pode-se chegar a soma de 250 reais por litro de óleo.