Como lucrar com a Eficiência Energética

Entenda como a Indústria frigorífica pode lucrar aplicando os princípios da Eficiência Energética.

A economia de energia elétrica na refrigeração industrial é um dos assuntos mais populares em tempos de atenção para a eficiência dos processos produtivos. Sabemos que a energia encaminhada para a Indústria é restrita e muito dependente dos recursos naturais e se for mal empregada pode atrapalhar processos, aumentar custos e restringir ampliações.

O que fazer?

Existem formas simples e complexas de identificar oportunidades de eficiência energética, que compreendem desde a mudança de lâmpadas comuns pelas de LED, até a performance de equipamentos ultra consumidores, como os relacionados à refrigeração.

A relação da energia empregada com a disponibilizada quase nunca é colocada no papel, e com isso processos inteiros podem ser ineficientes e dobrando as faturas de consumo de casas, empresas e até grandes indústrias.

Mas se há possibilidades de economia, porque não identificar onde o  investimento é certeiro e trará retornos significativos?

Entendendo a Economia

Exemplificando, podemos imaginar o alto custo de energia vindo de uma casa onde todas as lâmpadas são comuns.

Para economizar, logicamente trocaríamos todas as lâmpadas comuns pelas de Led, mas se você não tem ou não quer disponibilizar recursos para tudo isso, como saber quais as lâmpadas que você deveria trocar que trariam o maior custo benefício na sua conta de luz?

Nesse caso, a casa teria lâmpadas de 100 watts e outras de 60 watts, quais e quantas deveriam ser trocadas para que meu investimento me trouxesse o maior retorno?

Pensando em grande escala 

Aplicando essa situação para a refrigeração industrial, com o consumo de grande porte, a pergunta: quanto que custa substituir “uma lâmpada comum” por “uma de led” ?  Se transforma em: quais equipamentos e processos deverão ser melhorados para que haja o maior retorno financeiro, e se essa troca é efetiva ou não? 

O processo de eficiência energética na refrigeração industrial é muito recente, algumas ferramentas são utilizadas para todos os setores, como a análise de motor elétrico. 

Mas, com a ajuda da modelagem matemática e simulação computacional desenvolvido pelo nosso time, a Less Energy consegue identificar além dos motores menos eficientes, operações, métodos, formas equivocadas de operação de maquinas, equipamentos que não estão em sua performance recomendada, seja pela construção ou tempo de uso.

Potencializar a produção é possível

O terceiro maior custo de produção nas plantas frigoríficas hoje é o consumo de energia (atrás apenas da mão de obra e matéria prima) e a Less Energy proporciona à frigoríficos com altos custos de energia, tornar o seu processo produtivo mais eficiente e barato, refletindo diretamente nos ganhos e margem de lucro dos produtos.

Nós aplicamos análises sobre todos os equipamentos relacionados à refrigeração industrial, indicando quais tem o maior potencial de economia de energia e quais são as mudanças que devem ser realizadas para potencializar a sua performance. 

Se você se interessou e deseja saber mais ou agendar uma visita de nossos profissionais, clique no link a seguir e deixe uma mensagem. Repense a refrigeração do seu frigorífico e potencialize a sua rentabilidade.

Fale conosco!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin